sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plantio de Mudas em Jaru

Vamos juntos cuidar de JARU
A Organização Não-Governamental Evitando a Poluição do Ambiente - ONG EPA tem a honra de convidá-los para participar da CANOAGEM COM PLANTIO DE MUDAS.
Vamos juntos plantar mais de 700 mudas as margens do Rio Jaru e fazer Jaru ter um meio ambiente melhor!
DIA: 19/12/2010 - DOMINGO
SAÍDA: 7 HORAS NA PONTE DO RIO JARU

Esquema criminoso de recrutamento nas usinas do Madeira

Bianca Pyl da Reporte Brasil, passou por Porto Velho para realizar esta reportagem e foi orientada e recebeu contatos da CPT RO para realizar esta reportagem. Parabéns Bianca pelo tabalho!

16/12/2010 - 12:38 - Aliciamento associado à obra no Rio Madeira ilude migrantes

Reportagem revela esquema criminoso de recrutamento de pessoal para ajudar a erguer hidrelétrica: subcontratadas buscam driblar a legislação e emitem até boleto bancário para receber taxas ilegais cobradas de vítimas.
Por Bianca Pyl

Porto Velho (RO) - Artifício utilizado para atrair trabalhadores submetidos à escravidão rural, o aliciamento criminoso por meio de "gatos" - como são chamados os intermediadores na contratação de mão de obra -, em vez de regredir, vem se alastrando por novos "mercados".
Repórter Brasil revela, nesta reportagem exclusiva sobre a situação verificada no entorno dos canteiros das obras para a construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, que os "gatos" estão mais sofisticados: agem por meio de empresas formais subcontratadas presentes em diversos Estados, buscam driblar a legislação e emitem até boleto bancário (imagem abaixo) para receber taxas ilegais cobradas diretamente das vítimas.
Até boletos bancários estão sendo utilizados para cobrar vítimas de aliciamento (Foto: Bianca Pyl)


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Manifestação na Justiça Estadual de Rondônia

Uma centena de agricultores do Assentamento Flor do Amazonas, estiveram reunidos na manhã de hoje em frente ao tribunal de justiça, manifestando contrariamente ás liminares de reintegração de posse de familias assentadas pelo INCRA. O motivo do protesto é que Juizes do Tribunal Estadual de Porto Velho vem concedendo liminares de despejo de familias assentadas em terras da União sem ter competência e de forma irresponsável.

Segue abaixo a carta apresentada ao Desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MPF de Rondônia contra a corrupção de madereiros e servidores públicos

09/12/2010 / 16:45:35
MPF/RO PROPÕE AÇÕES DE IMPROBIDADE CONTRA ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO SAVANA

Procuradores Federais do Ibama e mais 20 pessoas foram acionadas
No Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia ingressou com três ações de improbidade administrativa. Os denunciados são Procuradores Federais e servidores públicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), madeireiros, advogados e despachantes.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Assentamento Flor do Amazonas sofre ataque de pistoleiros

Mais um ataque com requintes de pistolagem covarde foi registrado no assentamento Flor do Amazonas, zona rural do município de Candeias do Jamari em Rondônia. De acordo com o Boletim de Ocorrência nº 2288/2010 registrado neste domingo (5), quatro homens estavam construindo casas pré-moldadas no assentamento, quando chegaram vários homens armados e sob ameaça de morte, renderam e mantiveram em cárcere privado Francisco C.S.M., José E.S.C., Marcelo G.V., Geraldo D.

Os homens ficaram aprisionados por cerca de quatro horas, enquanto os marginais armados queimavam duas casas já prontas e todo o material que seria para as outras casas. O assentamento Flor do Amazonas já foi alvo de outros ataques, supostamente patrocinados por fazendeiros da região.

FONTE: http://www.rondoniaovivo.com.br/