sábado, 29 de janeiro de 2011

O caminhante bispo de Chiapas chegou à Aldeia Grande


O bispo emérito Pedro Casaldáliga, de São Félix do Araguaia, escreveu uma carta aberta em que faz saber sua estima pelo colega falecido Samuel Ruiz. Eis a mensagem.

Querida gente minha: apenas meia hora depois do falecimento de D. Samuel, Jesús García me comunicava a notícia. Uma notícia entranhavelmente pascal. Eu respondi com uma breve mensagem, mas mais que cordial. Samuel, Tatic Samuel, significa muito em nosso SICSAL e suas causas e na minha vida pessoalmente. Sempre em uma roda de comunhão ecumênica e macroecumênica, com irmãos e irmãs companheiros da “caminhada”.
Eu dizia na mensagem que o caminhante bispo de Chiapas chegou à Aldeia Grande, na Paz, e que dali seguirá sendo, agora com plena liberdade, verdadeiro profeta na sociedade e na Igreja, no meio dos povos de nossa Ameríndia.
Agora sim, definitivamente, vencidas muitas batalhas contra o império, a idolatria, o racismo, e apesar do fundamentalismo eclesiástico, e sendo Igreja na opção pelos pobres, solidário com todas as causas dos direitos indígenas e de uma Igreja inculturada e libertadora, com a coragem e a serenidade do Evangelho dos pobres.
Com São Bartolomeu de las Casas, com Taita Leonidas Proaño e com Tatic Samuel Ruiz, todos nós, seguiremos nas lutas e nas esperanças do Evangelho do Reino.

A carta está publicada no sítio Religión Digital, 27-01-2011. A tradução é do Cepat.
A imagem de: http://www.periodistadigital.com/religion/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.