A poaia da Amazônia está sendo novamente procurada

A POAIA (ou poalha, ipeca, ipecacauanha, ou Cephaelis Ipecacuanha) é um arbusto nativo da mata atlàntica, do cerrado e da amazônia, que já foi um dos pilares da economia dos seringais. Os seringueiros trabalhavam na colheita de castanha no início de ano, partindo para a poaia e posteriormente, a extração da seringa no período da seca. A planta tem valor medicinal para tratamento de amebiase e outras utilidades, porém também apresenta importantes contraindicações.
Atualmente tem aparecido nova demanda comercial. Os membros da associação da comunidade quilombola de Pedras Negras, reclamam porém do baixo preço pago pelos atravessadores, que varia de 90 a 100 $R o kilo da raiz limpa e seca.  Por outro lado, a poaia nativa foi intensamente explorada, estando em perigo de extinção.
Um comprador nos informa: "A POAIA, como é conhecida na região, só se pode exportar ou vende-la no mercado interno se for de manejo sustentável, com projetos aprovados pela SEDAM, porém ninguém ai se preocupa em fazer pelo correto, a Poaia é controlada pelos orgãos federais por ser DROGA, farmacológica (...) para comprar exigimos a nota fiscal e a GUIA GF3 que é dada pela SEDAM de PORTO VELHO, pois somente com esta é possivel o transporte da POAIA dentro do territorio nacional".

Existem estudos de cultivo que relatam que precisa de 30 plantas bem cultivadas é possível extraer 1 kg de raízes. Obrigado ao técnico da SEAGRI, Jesus Ribeiro, pela ajuda na pesquisa.

Comentários

  1. Eu vendo por mes mais de 200 kilos de POAIA... Mais o preço esta muito baixo aqui na minha regiao cetor Guaporé, eu transporto tambem. E tenho um belo plantio em São Francisco do Guaporé. Agora nesse fim do mes de janeiro só tenho 50 kls seca e limpa. Obrigado pela Atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, tudo bem?
      Eu moro na cidade de São Paulo e trabalho com este produto(ipeca). Eu já estive nesta região a procura de parceiros.
      Informe se você possui e-mail, telefone ou seu endereço na cidade de São Francisco do Guaporé.
      Gostaria de conversar.

      Luiz Carlos Ortiz
      Tel: (11) 4701-3792 - (11) 7171-1672
      E-mail lcarlosortiz@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Ola eu gostaria de comprar

      Larissa Alana
      952392036
      lari__alana@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá, gostaria de comprar mudas de ipeca ou raízes sadias e vigorosas (não secas) para produzir as mudas...

      Laudo Bernardes
      (19) 9747.4542 / (19) 3421.0956
      laudobernardes@uol.com.br

      Excluir
    4. Juliano, tenho interesse em comprar! Entre em contato comigo por favor!
      rafaela_figueiredo88@hotmail.com

      Excluir
    5. Bom dia Juliano.
      Sou de Alta Floresta, Ro. E estava a procura de alguem que compra a Raiz de Poaia, você sabe me informa alguem? e pode me passar uma dicas da planta, pois não conheço bem e estou pretendendo trabalhar com ela, como faço para cultiva-la? preciso de tirar alguma autorização??? Aguardo respotas Amigo.
      Desde ja muito Obrigado!

      Excluir
    6. Olá juliano eu tambem sou de são francisco do guaporé
      e estou a proucura de mudas de poaia
      moro na linha 06 Br km 19
      meu email e dejair85@hotmail.com

      Excluir
    7. Juliano, tenho interesse em comprar raiz de poaia. Por favor, entrar em contato pelo email: fobrama@terra.com.br

      Excluir
    8. Juliano, tenho interesse em comprar raizes de poaia. Por favor, entrar em contato pelo email: fobrama@terra.com.br

      Excluir
    9. OLÁ FLAVIA BRAGA...
      TENHO CONDIÇÕES DE FORNECER 200 KG DE RAIZ SECA DE POAIA POR MES.COM TEOR DE EMETINA DE 2.5% .
      SE TIVER INTERESSE ENTRE EM CONTATO 65 9902 3888 OU poaiabrasil@gmail.com. OSNEY VICENTINI




      Excluir
    10. Juliano, boa tarde
      Pode me passar o seu contato? Meu e-mail crterra.terra@gmail.com
      Grata
      Celia

      Excluir
  2. O proplema é muito sério a maioria faz o "transpote e venda inlegal" da POAIA. É um meio dos agricultor adiquirir um dinheiro muito rápido, eu particulamente conheço alguns que torna plantar aonde eles arrancam. Menos mal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, tenho interesse em comprar mudas e raízes, favor entrar em contato. e-mail: marilceiaferreira@gmail.com

      Excluir
  3. Juliano eu gostaria que se possível me enviasse informações de cultivo e como obter sementes. Eu sou de Pimenta Bueno e tenho curiosidade em relação a essa planta, tenho mais curiosidade histórica que propriamente econômica. Tive parentes que vinham para cá no passado explorar tal planta.
    Então ficaria grato se pudesse me esclarecer, prestar esse favor enviando dados sobre a referida planta.

    Elvis Oliveira
    MSN e Mail: oliveira.elvis@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo no caso da minha plantacao eu comprei muitos quilos de mudas e de talos que o pessoal da minha regiao me vendeu..
    EU TE ENVIEI UM EMAIL BLZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliano, tudo bem? Gostaria muito dessas informações também, pois gostaria de plantar. Vc poderia me passar por e-mail por favor? Quero saber também se voce vende a semente, a muda ou extrato seco, pois pretendo comprar!

      Fico no aguardo!

      indradavila@hotmail.com

      Excluir
    2. oi juliano, tenho interesse em comprar a poaia, por favor me mande um e-mail: comercial.flaviaamaral@gmail.com

      Excluir
  5. Juliano queria comprar em pouca quantidade a poaia.

    Me passe os preços por favor para o e-mail morenada_praia@hotmail.com.

    Grata,

    Deise

    ResponderExcluir
  6. ilda dos santos silva9 de março de 2011 às 02:10

    Olá voce produtor de poaia do vale do guaporé(Luciano) moro em presidente medici e preciso de infomações sobre esta planta para um projeto de sustentabilidade. Por favor peço sua colaboração com informaçoes a respeito. Meu email e yldaejg@hotmail.com,gratos e até lá.

    ResponderExcluir
  7. Por genteleza .. podem me mandar seu email, direto .. Aguardo ! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola juliano moro em são francisco do guaporé na linha 06 km 20 BR
      e quero plantar poaia mas ainda não conheço muito sobre tal planta
      se possivel quero conhecer sua lavoura, também preciso comprar mudas.
      meu telefone e 84480798 email. dejair85@hotmail.com
      valeu.

      Excluir
    2. Juliano, boa tarde
      Pro favor qual o seu e-mail, gostaria de entrar em contato
      crterra.terra@gmail.com
      Grata.
      Celia

      Excluir
    3. Olá Juliano, tenho interesse na compra de algumas mudas para pesquisa e trabalho de faculdade, sou de Porto Velho, por favor, faça contato.
      franca.alves@gmail.com

      Excluir
  8. Respostas
    1. Qual a quantidade de poaia que você tem para a venda.
      Informe o seu e-mail ou telefone para nós conversarmos.
      Luiz Carloa Ortiz
      e-mail lcarlosortiz@yahoo.com.br

      Excluir
    2. eu interesso, por favor me mande um e-mail comercial.flaviaamaral@gmail.com

      Excluir
    3. Sim, como posso entrar em contato

      Excluir
    4. Sim me interessa, contato crterra.terra@gmail.com

      Excluir
    5. Olá,
      Tenho interesse em comprar raiz seca de poaia.
      Por favor entre em contato: adriana.quimer@gmail.com
      Grata,Adriana

      Excluir
    6. tenho interesse, mande um email: julioconnecting@gmail.com

      Excluir
  9. ola gostaria de vende poaia mais nao sei pra quem vem eu tenho 21 quilos seca e tem como ageita mais so que eu nao tenho pra quem vende se tive algum comprador intereçado vou deixa meu email sem_destino.com@hotmail.com
    ou liga pra mim 69 99949669 se alguem intereça me aviza ok

    ResponderExcluir
  10. e muito bom eu sou estudante

    ResponderExcluir
  11. eu conheci os famosos poaieiros, que se embrenhavam em mata virgem, ficavam semanas para conseguir o suficiente, isso se passou lá pelos anos 1958.

    ResponderExcluir
  12. Referente a poaia, voce tem produto para vender, informar preço por kilo

    Jose Eustquio

    email : jaborandii@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENHO RAIZ SECA PARA VENDA , POSSO FORNECER ATÉ 300 KG MES , COM TEOR DE EMETINA DE 2.42 % COM LAUDO... CASO TENHA INTERESSE , ENTRE EM CONTATO...65 9902 3888 OSNEY VICENTTINI

      Excluir
  13. Gostaria de comprar pouca quantidade de poaia, para testes. Poderia me enviar por e-mail os preços e o frete? o e-mail é wagnercosta19@hotmail.com, e o cep 40286-350

    ResponderExcluir
  14. Sou estudante do curso de Agropecuária e estou tentando desenvolver uma multiplicação da poaia aqui na região Leste do estado de SP, conto com a ajuda de todos que já cultivam ou industrializam esta planta, encontrei alguns pé de Poaia no Vale do Paraíba , não sei se é a mesma poaia de MT, e também estou estudando sobre a quantidade e emetina que precisa em sua raiz para se tornar um produto de exportação .
    Se alguém com mais experiência sobre o assunto poder me ajudar meu email: dyeme@ig.com.br

    ResponderExcluir
  15. gostaria de comprar,
    xocokarla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. gostaria de plantar poaia, mas nao tenho conhecimento sobre o assunto e nem sei onde comprar a raiz para produzir a muda. se algem vender para a produçao de nudas entre em contato, carlos carvalho, carlospecarvalho@yahoo.com.br carlospecarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Juliano, moro em Buri SP, sou plantador de ameixa, assisti no globo rural a reportagem sobre plantação da ipeca (poaia), fiquei interessado no cultivo da poaia em pequena escala só para testar em minha propriedade, qual o preço da muda ou da raiz para fazer a muda, preço do frete, meu e-mail mriello01@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. ola juliano, fiquei interessado como o Marcelo no cultivo da poaia em pequena escala só para testar em minha propriedade, qual o preço da muda ou da raiz para fazer a muda, preço do frete moro em tangara da serra MT.meu email para contato:tiufuji@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. tenho interesse no cultivo da poaia em pequena escala só para testar em minha propriedade, qual o preço da muda ou da raiz para fazer a muda, preço do frete, moro em tangara da serra MT meu contato e tiufuji@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. olá Juliano gostaria de comprar, você pode me orientar? meu email pe jaque.ye@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Xiao vc trabalha com outras plantas medicinais? Sou produtor de ginseng brasileiro, temos grande quantidade e excelente qualidade. Contato mjnobreilha@hotmail.com fone 44 99138 9338 vivo ou 44 99734 5023 whastzapp.

      Excluir
    2. Ola Xiao vc trabalha com outras plantas medicinais? Sou produtor de ginseng brasileiro ( Pfáffia glomerata ) temos grande quantidade e excelente qualidade. Contato mjnobreilha@hotmail.com fone 44 99138 9338 vivo ou 44 99734 5023 whastzapp.

      Excluir
    3. Ola Xiao vc trabalha com outras plantas medicinais? Sou produtor de ginseng brasileiro, temos grande quantidade e excelente qualidade. Contato mjnobreilha@hotmail.com fone 44 99138 9338 vivo ou 44 99734 5023 whastzapp.

      Excluir
  21. Oi Juliano, estou interessado em comprar poaia para plantar (raiz verde) como faço para vc me enviar?
    meu e-mail é jynohama@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Juliano, tenho interesse na compra em maior quantidade (de imediato) e também nas raízes verdes para plantio. Gentileza enviar email a sintl@sintl.biz

    ResponderExcluir
  23. Juliano, tenho interesse na compra imediata em maior quantidade da raiz seca.
    Caso tenha disponível, enviar email a sintl@sintl.biz .

    ResponderExcluir
  24. Olá Juliano,
    Tenho interesse em comprar raiz seca de poaia.
    Por favor entre em contato: adriana.compras@quimer.com.br
    Grata,Adriana

    ResponderExcluir
  25. juliano tenho interesse em adquirir raiz, para produção de mudas, por favor mande mais informações, obrigado. julioconnecting@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. So tiago eu tenho poaia pra vender algen tem interesso 069 98482 7378

    ResponderExcluir
  27. Ola bom dia , estou iniciando em plantio de poaia ipeca , mais não tenho conhecimento de quem compra o produto , se alguem souber me informe por favor , sei que laboratórios farmacêuticos mais não tenho nenhum contato ! Se alguém souber me avise grato . Imail Ozeiastonini@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam