terça-feira, 24 de maio de 2011

Nos deixou seu Jesus, liderança quilombola

Seu Jesus, patriarca do quilombo do seu nome, no Rio São Miguel, faleceu sexta feira passada, dia 20 de Maio de 2011. A vida dele não foi em vão. Mostra disso são todos os seus descendentes que formam a primeira comunidade quilombola com território reconhecido e titulado de Rondônia, o Quilombo do Jesus, situado às margens do Rio São Miguel, no município de São Miguel do Guaporé.
Seu Jesus durante anos resistiu as pressões e ameaças dos grandes fazendeiros, que desmataram e grilaram impunemente as terras públicas destinadas  a assentamentos do Projeto Primaveira.
Quando a comunidade recebeu o reconhecimento público de comunidade quilombola, já tinha perdido os preciosos castanhais e estava encurralada na beira do Rio São Miguel. As terras da comunidade de Seu Jesus vão garantir a continuidade da família e são bem preservadas,  vizinhas da Rebio do Guaporé, da área indígena do Rio Branco e às terras dos indígenas miquelenos e puruborás. Veja matéria de Gente de Opinião, dennciando que os quilombolas como seu Jesus estão sendo assediados pelos madereiros.
Fotografias da professora Berenice, de Seringueiras.

Um comentário:

  1. Nossa sorte é viver num mundo em que muitos homens e mulheres semelhantes a seu Jesus vivem em benefício de sua comunidade e sem medir esforços doam sua vida pela causa!

    ResponderExcluir

Agradecemos suas opiniões e informações.