segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Juiz manda despejar mais agricultores assentados pelo INCRA




Capela da Comunidade Dom Bosco, no PA Pau d' Arco

Mais 51 famílias de pequenos agricultores da área rural de Porto Velho, Rondônia,  estão sendo ameaçados de despejo por liminar do juiz José Jorge Ribeiro da Luz. Sendo que o citado juiz já é conhecido em Rondônia pela facilidade com que atende os pedidos de despejo sem nenhuma sensibilidade pela função social da terra. O citado juiz em dezembro já foi alvo de protesto público de pequenos agricultores e sem teto enfrente ao Tribunal Estadual. Ele também ordenou o despejo das famílias da Comunidade Dom Bosco, da Linha 06 do Taquara, situada a cinco quilômetros do começo da BR 425 (estrada de Guajará Mirim), apesar deles já term sido assentados pelo INCRA, recebendo benefícios como Luz Para Todos e Crédito de Moradia.

sábado, 29 de janeiro de 2011

O caminhante bispo de Chiapas chegou à Aldeia Grande


O bispo emérito Pedro Casaldáliga, de São Félix do Araguaia, escreveu uma carta aberta em que faz saber sua estima pelo colega falecido Samuel Ruiz. Eis a mensagem.

Querida gente minha: apenas meia hora depois do falecimento de D. Samuel, Jesús García me comunicava a notícia. Uma notícia entranhavelmente pascal. Eu respondi com uma breve mensagem, mas mais que cordial. Samuel, Tatic Samuel, significa muito em nosso SICSAL e suas causas e na minha vida pessoalmente. Sempre em uma roda de comunhão ecumênica e macroecumênica, com irmãos e irmãs companheiros da “caminhada”.
Eu dizia na mensagem que o caminhante bispo de Chiapas chegou à Aldeia Grande, na Paz, e que dali seguirá sendo, agora com plena liberdade, verdadeiro profeta na sociedade e na Igreja, no meio dos povos de nossa Ameríndia.
Agora sim, definitivamente, vencidas muitas batalhas contra o império, a idolatria, o racismo, e apesar do fundamentalismo eclesiástico, e sendo Igreja na opção pelos pobres, solidário com todas as causas dos direitos indígenas e de uma Igreja inculturada e libertadora, com a coragem e a serenidade do Evangelho dos pobres.
Com São Bartolomeu de las Casas, com Taita Leonidas Proaño e com Tatic Samuel Ruiz, todos nós, seguiremos nas lutas e nas esperanças do Evangelho do Reino.

A carta está publicada no sítio Religión Digital, 27-01-2011. A tradução é do Cepat.
A imagem de: http://www.periodistadigital.com/religion/







quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MPF vai à Justiça contra licença precária de Belo Monte

Licença concedida ontem pelo Ibama não está prevista nas leis brasileiras. O Ministério Público Federal (MPF) no Pará ajuizou hoje, 27 de janeiro, ação civil pública em que pede a suspensão imediata da licença parcial ou fragmentada concedida ontem pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para instalação dos canteiros de obras da hidrelétrica de Belo Monte. Imagem:http://aboriginerap.blogspot.com/2010_05_01_archive.html

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mega-Projeto, Mega-Riscos para os investidores em Belo Monte

Instituições financeiras que vierem a investir em Belo Monte podem sofrer grande prejuízo financeiro. Isto é uma das conclusões do relatório "Mega-Projeto, Mega-Riscos: Análise de Riscos para Investidores no Complexo Hidrelétrico Belo Monte", produzido pelas ONGs Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e International Rivers. Amigos da Terra enviou o relatório a vinte instituições financeiras, relacionadas com o projeto de Belo Monte.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Campanha de assinaturas on line contra Belo Monte


Divulgamos a campanha on-line de recolhida de assinaturas contra Belo Monte, iniciada pela ong Avaaz. O Presidente do Ibama, Abelardo Bayama Azevedo, se dimitiu devido as fortes pressões sofridas para permitir a construção do desastrosos Complexo Hidreletrico de Belo Monte.

Vejam como assinar e mais informações abaixo.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A poaia da Amazônia está sendo novamente procurada

A POAIA (ou poalha, ipeca, ipecacauanha, ou Cephaelis Ipecacuanha) é um arbusto nativo da mata atlàntica, do cerrado e da amazônia, que já foi um dos pilares da economia dos seringais. Os seringueiros trabalhavam na colheita de castanha no início de ano, partindo para a poaia e posteriormente, a extração da seringa no período da seca. A planta tem valor medicinal para tratamento de amebiase e outras utilidades, porém também apresenta importantes contraindicações.
Atualmente tem aparecido nova demanda comercial. Os membros da associação da comunidade quilombola de Pedras Negras, reclamam porém do baixo preço pago pelos atravessadores, que varia de 90 a 100 $R o kilo da raiz limpa e seca.  Por outro lado, a poaia nativa foi intensamente explorada, estando em perigo de extinção.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mais uma fazenda do sul de Rondônia entrou na Lista Suja Nacional do trabalho escravo

Mais uma fazenda do sul de Rondônia entrou na Lista Suja Nacional do trabalho escravo: "Agropecuária Corumbiara S/A" ( 04.418.398/0001-31) Rod. Estrada Vicinal Usina do Álcool, Km 110, Chupiguaia - RO flagrada com 05 trabalhadores rurais submetidos a condições degradantes e análagos a escravidão em dezembro de 2010. A Lista Suja do Trabalho Escravo a finais de 2010 incluiu mais 88 nomes flagrados pelas fiscalizações do Ministério de Trabalho e Emprego.   Enquanto parlamentares da bancada ruralista, como Moreira Mendes de Rondônia, continuam se opondo a aprovação da PEC 438 do Trabalho Escravo, que determina a expropriação das terras onde for constatada exploração de trabalhadores em sitação degradante e análoga à escravidão.

Amazônia: continua a devastação.

Segundo informações recebidas pela CPT RO, continua a devastação e a correria para a grilagem de terras na Amazônia. Um dos lugares mais ameaçados no momento se encontra no interior do estado de Amazonas, na localidade do município de Manicoré conhecida como Santo Antônio de Macupi, ou popular "180", pois está situada a 180 km de Humaitá na Transamazônica. 
O ano começou com a invasão de grupo fortemente armado de mais de 100 pessoas, numa área situada na Linha chamado do "Pito Acesso", que parte do próprio km 180 da transamazônica. A área, que está sendo desmatada rapidamente, estava destinada a remoção de famílias de dentro do Parque Nacional dos Campos Amazônicos de 807.570 hectares.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

De Lula a Dilma

Claramente a eleição de Dilma foi também uma vitória pessoal de Lula, que dizem que terminou com 85% de aprovação popular. Gostei dum comentarista que disse que Lula sempre agiu como um negociador sindical: Você sabe quem são os poderosos e sua missão era barganhar para ver deles o melhor que poderia tirar para os trabalhadores. Ou agora para o povo como presidente: Ele dava para os grandes empresários o que eles queriam, porém sempre procurava tirar um pouco para os mais humildes. Antes a verdade é que não sobravam nem as migalhas. Com Lula o pessoal sabia que tinha de Presidente alguém que era um deles, alguém que lhes entendia, que pensava como eles e que estava olhando também para eles.