AS CONTRADIÇÕES DO "PROGRESSO"



Trabalhadores imigrantes -

Dando continuidade as visitas em alojamentos de trabalhadores migrantes da construção das linhas de transmissão do complexo hidrelétrico do Rio Madeira e com o objetivo de articular uma equipe de base onde se encontra estes trabalhadores vindos de diversos estados do Brasil e de outros países, a CPT -RO e o SPM , visitamos novamente o do Distrito de Triunfo em candeias do jamari- RO no dia 24 de novembro de 2012. 

Objetivo: 
a) Formar equipe de base e mobilização para um encontro de formação; 
b) visita aos alojamentos dos trabalhadores da construção das linhas de transmissão do complexo hidrelétrico do rio Madeira. 

O início da atividade se deu com uma reunião pré-agendada na residência do Sr. Mário e Sra. Anair, conosco reuniu-se também o casal José e Patrícia coordenadores da comunidade católica da localidade, onde conversamos sobre a missão, e a necessidade de ter pessoas que vivem ali mais próximas da realidade dos trabalhadores, para acolher e inseri-los na sociedade e ficarem atentos quanto à garantia de que seus direitos sejam respeitados - só neste distrito chegou a poucos dias 2.000 mil migrantes, 

Ao final do encontro, ficou o compromisso de quatro participantes no encontro de formação que vaia acontecer no Centro Arquidiocesano de Pastoral na cidade de Porto Velho, bem como a organização da equipe local.
Durante a reunião fomos informados da existência de imigrantes peruanos alojados no distrito, trabalhando na construção das linhas de transmissão. Esse fato levou-nos a priorizar, na segunda parte da atividade (visita aos alojamentos), iniciar pelo alojamento dos peruanos, assim ocorreu. Encerrada a reunião, na companhia dos companheiros/as local, nos dirigimos para o alojamento dos peruanos, e lá fomos recebidos fizemos uma breve reunião com parte dos alojados que se fizeram mais afetos ao nosso propósito. 
Com eles obtivemos informações sobre o trabalho que executam na região, o contrato de trabalho e a prestação do serviço às empresas contratada e subcontratada, condições do alojamento. Conforme suas informações, eles foram contratados no Peru, pela empresa SELECSA (foi como entendemos), as condições prometidas pela empresa não corresponderam com as encontradas no local do trabalho. 
Nossa equipe constatou uma visível violação dos direitos trabalhistas e humano nas condições de alojamento, sendo o mesmo um prédio construído para depósito, com um banheiro simples adaptado, com cobertura de amianto, com um único acesso (a porta de frente para a rua), sendo esta também a única passagem para ventilação natural. Aproximadamente 20 pessoas (um quinto de brasileiros), com camas individuais, ventiladores portáteis, não havia móveis, portanto, os bens dos trabalhadores (roupas, malas, etc.) são colocados no chão ao lado de suas respectivas camas. Não houve um aprofundamento nas condições, porém, muitas outras irregularidades estão presentes naquele alojamento. Há por parte dos trabalhadores, total desconhecimento das normas trabalhistas brasileira, bem com, o acordo coletivo de trabalho. 

Concluímos a jornada com a visita a outro alojamento, também de empresa terceirizada da TOSHIBA. PROGRESSO, empresa contratada para supressão da floresta na área de servidão das linhas. A manifestação dos trabalhadores foi de total satisfação com o alojamento e alimentação. Os trabalhadores foram contratados no distrito de união Bandeirantes/Porto Velho. Não tivemos acesso ao dormitório, porém, havia climatização no mesmo e televisão. 

Concluímos a visita nos colocando à disposição, lhes repassando endereço e contato telefônico, material da campanha do combate ao trabalho escravo também os convidando para o encontro do dia 02/12. Em todas as visitas incentivamos a participação na comunidade religiosa na qual o trabalhador congrega. 
Como vimos com nossos próprios olhos se faz necessário uma fiscalização rigorosa dos órgãos competentes nos 20 ou 30 alojamentos de Triunfo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam