Incra libera recurso para 543 km de estradas em Rondônia

Incra de Rondônia anunciou a início de novembro (8/11/13) que treze municípios de Rondônia receberão obras de construção, recuperação ou complementação das estradas vicinais de acesso aos assentamentos do Incra. O superintendente regional do órgão, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, assegurou que os recursos estão autorizados e em fase de elaboração de convênios para execução com os municípios e com o governo do estado, através do DER. 
Estradas ruins são grande dificuldade para assentados de Rondônia.

O recurso federal totaliza R$ 14,3 milhões para 543 km de estradas e beneficiará diretamente 2.435 famílias assentadas e 4.538 de forma indireta, em 25 projetos de assentamento. Os assentamentos priorizados estão inseridos nos programas do governo federal “Brasil Sem Miséria”, “Assentamentos Verdes” e “Minha Casa, Minha Vida Rural”.

As propostas das prefeituras estão em análise, de acordo com o engenheiro do Incra, Darlindo Almeida Alves. “Estamos verificando a consistência técnica e administrativa, conforme estabelecem as disposições legais, para efetivar os convênios”, afirmou. Segundo o engenheiro, o investimento poderá ser ampliado ainda em 2013 até R$ 25,3 milhões, “dependemos da descentralização do recurso e da consistência das propostas das prefeituras”.

O investimento atende às reivindicações dos moradores dessas áreas, do acordo firmado pelo Incra no Grito da Terra 2013 e é o resultado do trabalho técnico do órgão de levantamento das necessidades, realizado em parceria com as associações de produtores, prefeituras e movimentos sociais.

“O retorno desse investimento federal será imediato para a qualidade de vida das famílias ao possibilitar o acesso aos programas ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’, ‘Luz para Todos’, créditos, além de atender à necessidade diária de transporte escolar e escoamento da produção”, avaliou o superintendente do Incra/RO.

A participação do Incra se destaca no plano rodoviário do estado, já que a maioria das estradas vicinais vem sendo construída pela autarquia desde 1970. “Ano a ano o Incra está investindo nas estradas e destina a esse fim grande parte de seus recursos orçamentários, buscando sempre a participação de todos para uma utilização justa, correta e otimizada dos recursos”, garantiu Flavio Ribeiro.

Confira a seguir os municípios e assentamentos beneficiados:

Ariquemes: PA Madre Cristina
Buritis: PA Rabo do Tamanduá e PA Norte Sul I
Campo Novo de RO: PA Altamira, PA Norte Sul, PA Campo Novo e PA Santa Elisa
Mirante da Serra: PA Padre Ezequiel
Nova Mamoré:PA Igarapé Arara e PA Ribeirão
Parecis:PA União I
Machadinho D'Oeste:PA Belo Horizonte
Theobroma: PA Vale Encantado e PA Lamarca
Chupinguaia: PA Zé Bentão e PA Maranatá
Corumbiara: PA Renato Natan
Vilhena: PA Águas Claras
Porto Velho: PA União da Vitória, PA São Francisco, PA Igarapé Taquara, PA Pau D'Arco, PA Rio Madeira e PA Nilson Campos
Candeias do Jamari: PA Flor do Amazonas

Fonte: Incra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam