Senador denuncia invasões de reservas ambientais em Rondônia

Raupp denuncia invasão de áreas de preservação ambiental em Rondônia.
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) denunciou nesta segunda-feira (16), em plenário, que áreas de preservação ambiental de Rondônia foram invadidas e desmatadas por produtores rurais. 
Ao sobrevoar a região, ele contou 38 pontos de invasão. O senador ainda lamentou que, depois de anos de redução, o desmatamento na região amazônica tenha registrado aumento em 2013. Por isso, ele questionou os órgãos de proteção ambiental e pediu providências do governo para impedir as ocupações ilegais e o consequente desmatamento em áreas de proteção ambiental. 
Valdir Raupp lembrou ainda que chegou a sugerir um projeto de lei, intitulado desmatamento zero, que previa o aproveitamento econômico de áreas já degradadas para, com isso, impedir que novas áreas fossem desmatadas. Mas a proposta não foi aprovada, lamentou ele. - O desmatamento na Amazônia vinha caindo. Em 2004, foi o pico, com 27 mil quilômetros quadrados; depois, em 2005, caiu para 19 mil; em 2006, para 14 mil; em 2007, para 11 mil; em 2008, aqui teve um pequeno pico também, 12 mil; em 2009, já caiu para 7 mil; 2010, 7 mil; em 2011, 6418; 2012 teve o menor índice, apenas 4571; e agora em 2013, voltou a cresceu, com 5843 - registrou. 
O senador citou que alertou os órgãos ambientais a respeito do desmatamento na região, a exemplo do IBAMA, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria estadual do Meio Ambiente do estado. “Estive inúmeras vezes com a secretária estadual do Meio-Ambiente, Nanci Rodrigues e com o governador Confúcio Moura tratando a respeito do tema. Fiz a mesma cobrança a ministra Izabela Teixeira, do Meio Ambiente e ao presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, em Brasília, informou Raupp. Ao final do seu discurso, o senador destacou o fato de o Congresso Nacional ter realizado na manhã desta segunda-feira(16), uma sessão solene para lembrar os 25 anos da morte do seringueiro Chico Mendes, que se tornou um dos maiores defensores do meio ambiente. 
Fonte: Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam