Representante de agricultores familiares integra Junta de Recursos do INSS

No início deste mês de março, os agricultores (as) familiares passaram a ter uma representante na Junta de Recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rondônia. A trabalhadora rural e também dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Presidente Médici, Osminda Alves Dantas, tomou posse como Conselheira Suplente de Recursos da Previdência Social, no último dia 7, e selou mais uma conquista do Grito da Terra Estadual de 2013, organizado pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR – FETAGRO /STTRs). Ter um representante integrando a estrutura do INSS, especialmente compondo a Junta de Recursos, já era uma antiga reivindicação da categoria que via a importância e necessidade de harmonizar a relação, principalmente, o diálogo quando da entrada de processos/recursos para obtenção de benefícios. O MSTTR, também tem cobrado agilidade na análise dos processos e a implantação da 2ª Junta de Recursos do INSS, no município de Ji-Paraná.
A Junta de Recurso, também denominada de órgão julgador, compõe o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), que é o órgão de controle jurisdicional das decisões do Instituto Nacional do Seguro Social nos processos de interesse dos beneficiários e das empresas nos casos previstos na Legislação Previdenciária.
Para Osminda Dantas, é uma satisfação integrar o órgão e, ao mesmo tempo, é um desafio muito grande. “Estou entusiasmada e otimista com a nova experiência. E principalmente por poder representar cada trabalhador e trabalhadora rural que por muitas vezes saiu em mobilizações reivindicando esse espaço na Previdência Social”, disse.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam