Assembleia do Território do Cone Sul dia 11 no IFRO de Colorado do Oeste, RO

Na próxima sexta-feira (11), no Instituto Técnico Federal (IFRO) em Colorado, será realizada uma assembleia para eleição do colegiado do Território Cone Sul. Conselheira da CPT RO, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), de Vilhena e Chpinguaia, a vice-presidenta Adriane Appelt é a coordenadora da comissão provisória do Território; sendo que a expectativa da comissão é a de que aproximadamente sessenta pessoas participem, como representantes de entidades civis e públicas, o que garantirá a representação dos sete municípios do Cone Sul.

O objetivo principal é contribuir de forma efetiva para a melhoria das condições de atuação dos municípios, para garantir a implementação de programas federais nas cidades da região, de forma direta e com participação da sociedade na gestão e implementação dessas políticas que são muito importantes para o desenvolvimento local, com geração de renda de forma descentralizada e sustentável. O Território do Cone Sul, que por enquanto é território rural, vai beneficiar a agricultura familiar de forma mais direta; mas indiretamente todos as cidades se beneficiam, pois há programas para saúde, educação, estradas, fortalecimento de cooperativas de agricultores e de projetos de economia solidaria .

Território é a denominação dada pelo governo federal para compreender espaços, culturas e ambiente distintos que se relacionam interna e externamente e por se distinguir em um mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial, que funciona para ampliar as oportunidades de geração de renda de forma descentralizada e sustentável articulados à rede de apoio e cooperação solidaria. Rondônia está dividida em sete territórios, que são: Rio Machado, Central, Zona da Mata, Vale do Jamari, Madeira Mamoré e Cone Sul.

O evento terá uma extensa programação, com inicio às 9h00 com a solenidade de abertura. Contará com palestras sobre gestão social; sobre a rede de territórios; sobre institucionalização da política de desenvolvimento territorial e o desenvolvimento de um sistema nacional de desenvolvimento sustentável e solidário. A metodologia do evento prevê, ainda, discussão em grupos sobre como será a representação do território; e a apresentação de relatórios dos debates em plenário, para avaliação e deliberação. O encerramento está previsto para às 19h00 do mesmo dia.

A comissão provisória que está organizando o evento é composta por Adriane Appelt e Adilson Machado de Vilhena; José Ribamar Oliveira e Francisco do MPA de Colorado; Denize Monteiro e Jocelio Pedrosa de Cerejeiras; Salete Coelho e Valdinei Coelho (o vereador Nenzinho) de Corumbiara; José Paula de Souza (o vereador Zé Paula) e Marcus Gomes vice prefeito de Cabixi; Auriene Tapioci e Jorge de Pimenteiras; Tereza Coelho e Ademir Clementino de Chupinguaia. A coordenação e vice da comissão provisória ficaram com Adriane e Ribamar.



CUT/RO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam