Comissão Nacional de Combate a Violência realiza audiências em Porto Velho


Imagem de reunião da Ouvidoria Agrária Nacional em Vilhena. foto cpt ro
Ontem, 16 de dezembro de 2014, a Comissão Nacional de Combate à Violência, presidida pelo Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gercino José da Silva Filho, começou o trabalho de três dias de reuniões tratando de conflitos agrários em Rondônia. Somente na tarde de ontem estava prevista a pauta de conflitos no município de Parecis, Costa Marques e Vilhena.

Em Vilhena é questionada a atuação do Terra Legal e Incra, que move processo administrativo no lote 31, setor 12, gleba Corumbiara, que apresenta o espólio de Leosino Teixeira como titular de uma CATP (título provisório) que está sendo analisado podendo ser anulado se o mesmo não cumpriu as cláusulas que condicionavam o mesmo. O assunto da aputa foi solicitado proprietário, atendendo "reiteradas solicitações da filha do aludido proprietário, senhora Maria Aparecida Teixeira Sanches, representada pelo senhor Hélio Bernardino da Silva, que protocolou pedido por e-mail na Ouvidoria Agrária Nacional, datado de 19 de novembro de 2014".

Do município de Costa Marques a reunião tinha previsto tratar na pauta das comunidades quilombolas de Santa Fé e Forte príncipe da Beira. Na primeira o INCRA concluiu o estudo antropológico de identificação e demarcação do território tradicional da comunidade (RTID), porém falta realizar um levantamento ocupacional do mesmo. Enquanto no Forte Príncipe da Beira, o território quilombola está ocupado pelo Exército, que mantém um quartel no lugar, descumpre o direito constitucional da comunidade e não permite a entrada do INCRA para realizar o relatório (RTID). Ainda diversos direitos da comunidade são cerceados, como a possibilidade de realizar atividades turísticas com os visitantes da Fortaleza histórica.

Ainda outro assunto foi tratado envolvendo conflito no município de Costa Marques: A legalização de um grupo de posseiros na Gleba Conceição, onde também está a ocupação do Acampamento Nova Esperança, de 11 famílias de sem terra. Parte deles foram despejados nestes dias. Parte do grupo resiste com ajuda da defensoria pública agrária. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam