Arquidiocese de Porto Velho recebe a nomeação do novo Arcebispo.

Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho
Dom Roque foi bispo de Roraima durante 10 anos
Atualizada em 14/10/2015 às 09:36
















Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho, Rondônia. 
A nomeação foi divulgada na manhã de quarta-feira (14/10) no Vaticano. Gaúcho de Progresso, foi bispo de Roraima durante dez anos e ocupará a sede deixada por Dom Esmeraldo Barreto de Farias em março de 2015.
Dom Roque nasceu em 1956, estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1986 em Bagé (RS) e nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. De 2011 a 2015 presidiu o Regional Norte 1 da CNBB.
Na última Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário, de 15 a 18 de setembro em Luziânia (GO), ele foi eleito Presidente da entidade.
Dom Roque Paloschi é também membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia, REPAM, fruto de uma iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Caritas, com o apoio de organismos internacionais, do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.
O arcebispo de Porto Velho é um paladino na defesa dos direitos dos camponeses e dos povos indígenas contra a agressão das empresas extrativistas que exploram os recursos naturais da Amazônia.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam